Missão Empresarial do Sector Agro-Alimentar à Argélia

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), em cooperação com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), preparou e realizou uma Missão Empresarial do Sector Agro-Alimentar à Argélia, entre os dias 27 e 28 de Novembro de 2013, e que coincidiu com a deslocação a este país de Sua Excelência a Ministra da Agricultura e do Mar, Dra. Assunção Cristas, para assinatura de vários acordos com Sua Excelência o Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da República Popular e Democrática da Argélia, Dr. Abdelouahab Nouri.

À chegada a Argel os empresários dirigiram-se para o hotel El-Aurassi, onde permaneceram até ao dia seguinte.

Durante o dia 27 de Novembro de 2013, no El-Aurassi, em Argel, realizaram-se encontros bilaterais entre empresas Argelinas e as 13 empresas Portuguesas participantes nesta Missão Empresarial do sector Agro-alimentar, nomeadamente as empresas:

Amorim Florestal
Associação de Criadores Bovinos, Ovinos e Caprinos da Região de Montemor-o-Novo (APORMOR)
Balanças Marques, Lda
CISTÉR
COBA SA
GALUCHO
Seabra, Mendes & Gonçalves, S.A
NRB – Soluções em irrigação, Lda
Quimitécnica S.A
Sousa Camp
Sulregas
United Fusion – Capital e Participações, S.A

Nesta sessão de encontros bilaterais estiveram presentes cerca de 40 empresas Argelinas, tendo também marcado presença nesta sessão, dirigentes e empresas da “Conféderation du Patronat Algérien”.
Após a sessão de encontros bilaterais realizou-se um jantar de convívio, presidido por Sua Excelência a Ministra da Agricultura e do Mar, Dra. Assunção Cristas, no qual marcaram presença Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Argel, Dr. António Gamito, as empresas participantes nesta Missão empresarial e alguns empresários Argelinos, bem como os membros da Delegação da AICEP junto da Embaixada de Portugal em Argel.

Na manhã do dia 28 de Novembro de 2013, realizou-se no Hotel El-Aurassi, em Argel, o Fórum Agro-alimentar Selection, que contou com a participação de Sua Excelência a Ministra da Agricultura e do Mar, do Vice-Presidente da Fundação AIP, Dr. João Dotti,  do Presidente da “Conféderation du Patronat Algérien”, de Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Argel,  bem como com a intervenção dos representantes das empresas Amorim Florestal e COBA.

À margem do Fórum Agro-alimentar Selection foram assinados acordos de cooperação nos domínios da agricultura, indústria agro-alimentar e florestas.

Durante a tarde do dia 28 de Novembro de 2013 a Delegação de empresários do sector do agro-alimentar regressou a Portugal.

A CCIAP contribuiu decisivamente para o sucesso desta Missão Empresarial e continuará a envidar os esforços necessários para apoiar as Empresas Portuguesas na sua abordagem aos Mercados Árabes.



Destaque Novos Sócios | saiba mais