Missão Económica à Argélia

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), além de elaborar o Plano de Actividades bem determinado para o ano, que se traduz nas acções gerais a serem executadas, determina igualmente, e mediante as necessidades dos mercados que representa, actividades que vão ao encontro dos objectivos comuns entre as duas partes. No caso em apreço, a Missão Económica à Argélia, que decorreu entre os dias 8 e 13 de Março de 2014, contou com visitas às Cidades de Argel e Oran.

As Empresas Portuguesas que integraram a Delegação Empresarial foram as seguintes:
 
BA VIDRO    
CARMO
CASAIS
COTEFIS
EVORALIMENTAR
FAMETAL
FERREIRA LEMOS
GEONEXT    
JOÃO PACIÊNCIA                          
MARTINS & AZEVEDO
MONTEPIO
NATSTONE
PREBUILD
REVIGRÉS
RSTEEL
UMBELINO

A Delegação foi Presidida por Sua Excelência a Secretária-Geral & CEO da CCIAP, Dra. Aida Bouabdellah e por Sua Excelência o Fundador da CCIAP,  Eng. Allaoua Karim Bouabdellah, que se fizeram acompanhar por 17 Empresas Portuguesas.

No dia 8 de Março, parte da Delegação foi recebida por Sua Excelência o Embaixador de Portugal na Argélia, Dr. António Manuel Pestana de Noronha Gamito, para um jantar na residência oficial.

Iniciaram-se, pelas 09h00 da manhã, do dia 9 de Março, na Sala de Reuniões do Hotel El Aurassi, as Reuniões Bilaterais (B2B) entre as Empresas Portuguesas e as suas homólogas Argelinas, agendadas pela CCIAP. Durante toda a manhã as Empresas Portuguesas tiveram encontros mediante as suas solicitações. Da parte da tarde, por volta das 14h30, teve lugar, na Sala de Reuniões do Hotel El Aurassi, uma sessão de esclarecimento sobre o Mercado Argelino, onde estiveram presentes: Sua Excelência o Presidente da CAP, Confédération Algérienne du Patronat, Dr. Boualeme M’Rakach, acompanhado por um conjunto de Empresários Argelinos, Sua Excelência o Fundador da CCIAP, Eng. Allaoua Karim Bouabdellah, Sua Excelência a Secretária-Geral & CEO da CCIAP, Dra. Aida Bouabdellah e os Excelentíssimos Empresários da Delegação Portuguesa, sendo que de seguida, continuaram as reuniões B2B entre as Empresas, tendo as mesmas terminado pelas 18h00. Algumas empresas prolongaram as suas reuniões.

No dia 10 de Março, e no seguimento da colaboração entre a CCIAP e a Chambre Algérienne de Commerce et d’Industrie (CACI), teve lugar, no Salão Nobre da CACI, uma sessão solene de Recepção às Empresas Portuguesas. Esta Sessão contou com a participação de Sua Excelência o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Argel, Dr. Courrixi Mustafá, Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Argel, Dr. António Manuel Pestana de Noronha Gamito, Sua Excelência o Secretário-Geral da Agence Nationale de Développement de l’Investissement (ANDI), Dr. Djouada Khair, Sua Excelência o Fundador da CCIAP, Eng. Allaoua Karim Bouabdellah, Sua Excelência a Secretária-Geral & CEO da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, Dra. Aida Bouabdellah, Sua Excelência o Director-Geral da CACI, Dr. Mohamed Chami, Sua Excelência o Director das Relações Internacionais da CACI, Dr. Kadri Saadane, Sua Excelência a Directora das Relações Internacionais da CACI, Dra. Behloul Ouahiba, bem como cerca de 100 Empresas e inúmeros jornalistas e cadeias televisivas Argelinas.

Seguiu-se um almoço em honra dos Participantes, na sede da CACI.

No início da tarde seguiram-se as reuniões B2B, na sede da CACI, sendo que no final as Empresas regressaram ao Hotel.

No dia 11, a Delegação partiu de Argel para Oran. De seguida, a Delegação dirigiu-se à Câmara de Comércio e Indústria de Oran, onde estavam presentes Empresas Argelinas. Deu-se início à sessão, que contou com a participação de Sua Excelência o Director da Câmara de Comércio e Indústria de Oran, o Exmo. Sr. Dr. Noradinne Benaiss, de Sua Excelência a Secretária-Geral & CEO da CCIAP, Dra. Aida Bouabdellah, bem como de Sua Excelência  o Fundador da CCIAP, Eng. Allaoua Karim Bouabdellah, e de inúmeros jornalistas e cadeias televisivas Argelinas, realizando-se posteriormente encontros bilaterais entre os Empresários Portugueses e Argelinos durante a manhã e início da tarde.

Iniciaram-se, pelas 09h00 da manhã, do dia 12 de Março, na Sala de Reuniões do Royal Hotel Oran-Mgallery, as Reuniões B2B entre as Empresas Portuguesas e as suas homólogas Argelinas, agendadas pela CCIAP. Durante o dia, as Empresas Portuguesas tiveram encontros mediante as suas solicitações, sendo que alguns Empresários Portugueses deslocaram-se às sedes de Empresas Argelinas para discussão e desenvolvimento de partenariados.


Destaque Novos Sócios | saiba mais