Road Show Marrocos

Entre os dias 2 e 3 de Março de 2011, decorreu a 2ª sessão do Road-Show Mercados Árabes, que contou com a participação de Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal, Karima Benyaich.

Assim como na edição anterior, esta iniciativa contou com uma sessão de esclarecimento do mercado Marroquino junto dos empresários de Águeda, onde a Sra. Embaixadora teve a oportunidade de apresentar o seu país, as oportunidades e os benefícios para empresários Portugueses ali investirem.

Seguiu-se um almoço no Restaurante “ Sol Poente” com a Direcção da Associação Industrial de Aveiro, gentilmente oferecido pela AIDA.

Da parte da tarde realizou-se, na Associação Industrial de Aveiro, o seminário “ Marrocos - Um Parceiro Estratégico” , que contou com a participação de Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos, bem como do Secretário-Geral & CEO da CCIAP, de um representante da AICEP e algumas dezenas de empresários.

A este respeito, Sua Excelência a Embaixadora teve a oportunidade de caracterizar o plano de investimentos em infra-estruturas que o seu país executou, evidenciar as oportunidades existentes nos diferentes sectores de actividade, nomeadamente na Indústria, na agricultura, nas energias renováveis e no turismo.

Referiu, ainda, a importância dos benefícios concedidos pelo Reino de Marrocos aos investidores estrangeiros, tendo em conta que este país é economicamente estável e tem fortes perspectivas de crescimento no futuro.

Salientou ,também, a importância da existência de acordos bilaterais de livre comércio entre o Reino de Marrocos e a União Europeia, sendo este um elemento potenciador das trocas comerciais entre os dois países.

Neste seminário  o Secretário-Geral & CEO da CCIAP, Eng. Allaoua Karim Bouabdellah, interviu, fazendo uma apresentação acerca do Porto de Tânger e da sua importância para o desenvolvimento económico de Marrocos. O Dr. Carlos Julião (AICEP) fez uma apresentação acerca da importância do acordo de associação com a União Europeia.

No dia 3 de Março, Sua Excelência a Embaixadora de Marrocos foi recebida na Casa da Presidência do Município de Gaia, pelo Dr. Marco António, Vice-Presidente do Município, tendo-se seguido uma conferência de imprensa conjunta.

Ainda da parte da manhã, a Sra. Embaixadora visitou as empresas TEGOPI e a BA Vidros, empresas do ramo da engenharia mecânica e da produção de vidro, tendo tido a oportunidade de visitar as instalações e conhecer o seu processo de produção.

Seguiu-se um almoço com elementos da Direcção da Agência Municipal de Investimento de Gaia, na Quinta da Boeira, em Gaia, tendo-se realizado da parte da tarde uma sessão de trabalho com os empresários Gaienses, no Parque Tecnológico de S. Félix da Marinha. Aqui, a Sra. Embaixadora discutiu com os empresários as oportunidades de negócio existentes no seu país, bem como os benefícios em investir em Marrocos.


Destaque Novos Sócios | saiba mais