Road Show Argélia

Realizou-se, entre os dias 6 e 7 de Abril de 2011, a 3ª sessão do Road Show Mercados Árabes, dedicada à República da Argélia e que contou com a presença dos empresários das regiões de Águeda, Aveiro e Vila Nova de Gaia. Durante esta iniciativa, Sua Excelência a Embaixadora da Argélia em Portugal, destacou os progressos realizados pelo seu pais em diferentes sectores e as reformas institucionais implementadas para estimular a conjuntura económica e o clima de negócios favorável ao investimento estrangeiro, nomeadamente o grande plano Quinquenal 2010-2014 de investimentos públicos visando a reconstrução nacional e o desenvolvimento económico e social.

Depois de recordar que o legado histórico, a proximidade geográfica e os valores comuns de abertura, de liberdade e de democracia são factores que defendem a continuação do reforço das relações bilaterais, a diplomata afirmou que a Argélia é um parceiro estratégico para Portugal, e é uma importante porta de entrada para o mundo Árabe-Muçulmano e para África, onde goza de uma base sólida. 

Salientou que a Argélia representa uma grande oportunidade de investimento, onde o desenvolvimento económico constitui uma prioridade nacional, sendo de toda a importância a organização de encontros e missões empresariais para conhecer e aproveitar as inúmeras oportunidades de investimento oferecidas pelo seu país e promover o intercâmbio comercial entre ambas as partes.

A Sra. Embaixadora considerou ainda a importância do estreitamento das relações económicas com Portugal. Evidenciou que a Argélia exporta cerca de 40% de gás para Portugal e, no seu entender, continuará a assegurar o fornecimento deste produto de importância relevante para a economia nacional. Por outro lado, o crescimento do volume de serviços justifica também o estreitamento das relações comerciais com a Argélia.

"As relações políticas da Argélia com Portugal são excelentes. Queremos que as relações económicas e comerciais sejam igualmente tão fortes", afirmou Sua Excelência Fatiha Selmane , evidenciando as perspectivas positivas para uma "parceria ganhadora", cuja cooperação se iniciou apenas há doze anos.

Durante esta visita a Sra. Embaixadora teve ainda a oportunidade de esclarecer as dúvidas apresentadas pelos empresários destas regiões, em sessões de esclarecimento realizadas na sede da Associação Empresarial de Águeda, da Associação Industrial de Aveiro e no Parque Tecnológico de S. Félix da Marinha, bem como visitar algumas empresas de destaque com grande interesse em encetar relações económicas com a República da Argélia.


Destaque Novos Sócios | saiba mais