Almoço de Trabalho com Sua Excelência o Primeiro Ministro de Portugal

O ano de 2012 foi iniciado com um Almoço de Trabalho em honra de Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. Pedro Passos Coelho, e dos Embaixadores Árabes acreditados e residentes em Portugal.

Estiveram presentes no Almoço, que decorreu no dia 16 de Janeiro de 2012:

S.E. o Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho; S.E. Hishham Sultan AlQahtani, Embaixador do Reino da Arábia Saudita; S.E. Karima Benyaich, Embaixadora do Reino de Marrocos; S.E. Ali Emdored, Embaixador da República da Líbia; S.E. Fatiha Selmane, Embaixadora da República Democrática e Popular da Argélia; S.E. Saqer Nasser Ahmed Alraisi, Embaixador dos Emirados Árabes Unidos; S.E. Hamdi Loza, Embaixador da República Árabe do Egipto; S.E. Hussain Sinjari, Embaixador da República do Iraque; S.E. Mufeed Shami, Embaixador do Estado da Palestina; S.E. Sulaiman Al-Murjan, Embaixador do Estado do Kuwait; S.E. Youssef Louzir, Embaixador da República da Tunísia; S.E. Adel Ali Mohamed Al Khal Fakhro, Embaixador do Estado do Qatar; S.E. Eng. Ângelo Correia, Presidente da CCIAP, S.E. Eng. Allaoua Karim Bouabdellah, Secretário-Geral & CEO da CCIAP; S.E. Dra. Aida Bouabdellah, Assessora do Secretário-Geral da CCIAP; S.E. Embaixador Francisco Ribeiro de Menezes, Chefe de Gabinete do Primeiro-Ministro; S.E. Dr. Rudolfo Rebelo, Assessor Económico do Primeiro-Ministro; S.E. Dr. Paulo Vizeu Pinheiro, Assessor Diplomático do Primeiro-Ministro; S.E. Dr. Carlos Raheb Pires, Adjunto Diplomático do Primeiro-Ministro

O Almoço teve como principal objectivo o reforço do estreitamento das relações Económicas, Políticas, Culturais e Sociais entre Portugal e os Países Árabes, num momento em que se torna cada vez mais importante a descoberta de novas plataformas de investimento. Para Allaoua Karim Bouabdellah, Secretário-Geral & CEO da CCIAP, “este evento insere-se no esforço continuado que a CCIAP tem vindo a desenvolver para aproximar Portugal das oportunidades existentes nos Países Árabes. Quisemos que esta primeira iniciativa do ano proporcionasse o contacto directo entre o Governo e os mais altos representantes da diplomacia Árabe em Portugal, um evento que marca o início de um plano de atividades para 2012 bastante extenso. Como tem sido hábito por parte da CCIAP, planeámos uma série de iniciativas que irão permitir um contacto real das empresas portuguesas com os mercados árabes, bem como trazer a Portugal empresários e representantes provenientes destes países.”

Primeiramente teve a palavra o Presidente da CCIAP, Eng. Ângelo Correia: O Sr. Presidente iniciou o seu discurso agradecendo a presença de S.E. o Primeiro-Ministro bem como a de todos os presentes. Para o Eng. Ângelo Correia, o trabalho levado a cabo pela CCIAP no estreitamento das relações entre Portugal e os Países Árabes é um veículo bastante importante para a internacionalização das Empresas Portuguesas.

Seguidamente discursou o Decano dos Embaixadores, S.E. Hisham Sultan AlQahtani, Embaixador do Reino da Arábia Saudita. Começou a sua intervenção agradecendo a amabilidade de S.E. o Primeiro-Ministro, bem como a iniciativa levada a cabo pela Câmara de Comércio e Industria Árabe Portuguesa. S.E. Hisham Sultan AlQahtani louvou os esforços que têm sido feitos por Portugal na prossecução dos seus objetivos.

Por outro lado, S.E. expressou a gratidão, em nome de todos os Embaixadores acreditados e residentes em Portugal, pelos esforços que têm sido feitos para reforçar a amizade e cooperação entre os Países Árabes e Portugal, acrescentando ainda que a “Disponibilidade para participar em todos os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos é total”, para que assim se alcance um novo progresso nas relações entre o Portugal e os Países Árabes.

S.E. o Primeiro-Ministro de Portugal iniciou o seu discurso dirigido a todos os presentes, agradecendo à CCIAP pela iniciativa e congratulando-a pelos seus 35 anos de existência, explicando que esta afere um papel bastante importante para a cooperação de Portugal com os Países Árabes.

Este foi o primeiro encontro que Dr. Pedro Passos Coelho teve com Embaixadores Árabes em Lisboa, sendo que as capitais Árabes foram as primeiras a ser visitadas pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros à data, Dr. Paulo Portas.

S.E. mencionou a importância de uma cooperação intensiva com este Grupo de países, através da “Interacção, Inovação e Investimento”, pois para Pedro Passos Coelho “ Este período é de profundas mudanças, e digo mais, um novo começo para vocês como para nós. Temos boas razões para estarmos optimistas. Temos uma oportunidade única de trabalhar mais e melhor juntos.”

Uma das prioridades da política externa do governo é a parceria com o Magreb, Mashrek e com o Golfo, em que a CCIAP terá um papel fundamental na abordagem a estes grupos de países. O estreito relacionamento de Portugal com os Países Árabes é o ponto de partida para possíveis parcerias no círculo económico, num momento em que as exportações portuguesas de bens de consumo e de equipamentos para o conjunto dos Países Árabes representou mil e cem milhões de euros em 2010, estando-se a assistir a um aumento significativo de cerca de 15% a 20%.


Destaque Novos Sócios | saiba mais