Almoço de Trabalho com Sua Excelência o Ministro da Economia e do Emprego

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) organizou, no dia 24 de Maio de 2013, um almoço de trabalho em honra de Sua Excelência o Ministro da Economia e do Emprego de Portugal, Dr. Álvaro Santos Pereira, e de Suas Excelências os Embaixadores dos Países Árabes Acreditados e Residentes em Portugal, tendo sido também a ocasião para apresentar formalmente o Primeiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes.

Estiveram presentes no almoço:

Sua Excelência o Ministro da Economia e do Emprego, Dr. Álvaro Santos Pereira; Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos, Karima Benyaich; Sua Excelência a Embaixadora da República Democrática e Popular da Argélia, Fatiha Selmane; Sua Excelência o Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Saqer Nasser Ahmed Alraisi; Sua Excelência o Embaixador da República Árabe do Egipto, Hamdi Loza; Sua Excelência o Embaixador da Missão da Palestina, Mufeed Shami; Sua Excelência o Embaixador do Estado do Kuwait, Suleiman Almurjan; Sua Excelência o Embaixador da República da Tunísia, Youssef Louzir; Sua Excelência o Encarregado de Negócios A.I. da Embaixada do Estado do Qatar, Sheikh Jassim AlThani; Sua Excelência o Encarregado de Negócios A.I. da Embaixada do Reino da Arábia Saudita, Osamah Krenshi; Sua Excelência Eng. Ângelo Correia, Presidente do Conselho de Administração da CCIAP; Sua Excelência Eng. Allaoua Bouabdellah, Secretário-Geral & CEO da CCIAP; Sua Excelência Dra. Aida Bouabdellah, Secretária-Geral Adjunta da CCIAP; Sua Excelência Dr. Franquelim Alves, Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e Sua Excelência Dr. Licínio Bingre do Amaral, Assessor Diplomático do Ministro da Economia e do Emprego.

No intuito de divulgar o Primeiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes, e antes de iniciar o almoço, teve lugar uma conferência de imprensa com o objectivo de divulgar esta iniciativa.

O Ministro da Economia e do Emprego, Dr. Álvaro Santos Pereira explicou à comunicação social que “Esta reunião é bastante importante, não só para promover o Primeiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes, mas também dar a conhecer aos Srs. Embaixadores os incentivos ao investimento que existem em Portugal, e também dar a conhecer o programa de reformas que Portugal tem vindo a implementar e obviamente para estimular o investimento estrangeiro em Portugal”.
Explicou ainda que o Governo Português tem fomentado relações com as economias Árabes de uma forma bastante pronunciada nos últimos tempos: “Queremos reforçar a nossa posição nos Países Árabes e atrair investimentos Árabes em Portugal. Chegou a hora de nos aproximarmos mais, cooperarmos mais e fazermos uma maior integração das nossas economias”.

Após início do almoço, teve primeiramente a palavra o Presidente da CCIAP, Eng. Ângelo Correia. Iniciou o seu discurso: “É com muito prazer que estamos aqui hoje. O principal objectivo deste almoço é tentarmos ver como poderemos cooperar mais, e o que efectivamente poderá ser feito. Como sabem nos próximos dias 20 e 21 de Junho, vamos realizar Primeiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes sob o Alto Patrocínio de S.E. o Presidente da República Portuguesa. O propósito é tentar, tentar outra vez, no entanto em outro nível, num outro patamar de análise com outros objectivos, demonstrar o que fazemos e o que pretendemos fazer, e esperamos que beneficie não só Portugal como todos os Países Árabes” . Agradeceu o apoio de Suas Excelências os Embaixadores Árabes na realização deste evento bem como todo o apoio dado a Portugal neste período de dificuldade económica. De seguida teve a palavra Sua Excelência o Ministro da Economia e do Emprego de Portugal, Dr. Álvaro Santos Pereira, iniciou o seu discurso agradecendo à CCIAP, a Suas Excelências os Embaixadores Árabes e reforçou a importância dada por este Governo às relações entre Portugal e os Países Árabes. Agradeceu o apoio de Suas Excelências os Embaixadores Árabes na realização deste evento bem como todo o apoio dado a Portugal neste período de dificuldade económica. “Julgamos ser bastante importante esta diplomacia” explicou. Realçou o trabalho já efectuado com os países presentes. O Sr. Ministro abordou as vantagens competitivas que existem para quem investir em Portugal, dando especial ênfase às medidas fiscais que foram apresentadas há dois dias pelo Governo, falou das excelentes competências técnicas das empresas nacionais e de como existem um conjunto amplo de sinergias que podem ser exploradas entres Portugal e os Países Árabes.
As boas relações devem continuar e o Sr. Ministro sugeriu que estes encontros entre o Governo e os Embaixadores dos países Árabes, sejam feitos de forma mais regular, de forma a potenciar a troca de ideias, a identificação de áreas onde possa existir cooperação. Estes encontros deveriam ser realizados trimestralmente.

Sua Excelência o Secretário de Estado do Empreendedorismo e Inovação, Dr. Franquelim Alves, esteve igualmente presente e tem na sua tutela o Comércio, Serviços e a Indústria. Por fim agradeceu a todos os Srs. Embaixadores o apoio dado para a realização do Primeiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes e desejou o maior sucesso ao mesmo.

Teve a palavra de seguida Sua Excelência Karima Benyaich, Embaixadora do Reino de Marrocos, Decana dos Embaixadores Árabes em Portugal. Proferiu um discurso onde fez agradecimentos a todos os presentes e em especial à Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa pelos esforços desenvolvidos desde a sua criação em 1977, e pela honra que dá a todos os Srs. Embaixadores, organizando este almoço com o Senhor Ministro da Economia e do Emprego.

Dirigindo-se ao Sr. Ministro da Economia e do Emprego, Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos expressou a satisfação com que o Grupo dos Embaixadores Árabes recebeu este encontro de intercâmbio, nas vésperas do Fórum económico Portugal-Países Árabes e que testemunha o empenho de Portugal e do Senhor Ministro, em reforçar ainda mais os laços seculares existentes entre os dois povos.
Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos, frisou o papel de Portugal como Parceiro de eleição, devido aos laços históricos excepcionais marcados pelo entendimento, e da ligação mútua aos valores universais de cooperação e de paz. Afirmou que bastaria invocar os legados históricos e o património cultural que os dois povos têm em comum, para se perceber o lugar que Portugal ocupa no mundo árabe, e o seu papel de traço de união entre os países árabes, a Europa e o mundo lusófono. Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos, afirmou serem conhecidas as ambições que Portugal nutre pelo mundo árabe e que fazem de Portugal, em diferentes sectores, um parceiro de eleição.

Parceiro de eleição, graças a uma política estrangeira visionária e realista, que possui a marca de governos tanto de esquerda como de direita, baseada na moderação, na justiça, na abertura e no diálogo, evidenciada pela posição Portuguesa sobre a questão palestiniana, e pelo acolhimento que o governo reservou ao Senhor Mahmoud Abbas, durante a sua última visita a Lisboa. A dinâmica actual que atravessam as relações de Portugal com o mundo árabe, e na qual Portugal se apoia com os seus conhecimentos económicos e com o seu lugar no xadrez europeu, para desempenhar plenamente o seu papel de locomotiva económica numa parceria sólida e win-win, foram razões também evocadas por Sua Excelência a Embaixadora de Marrocos. Foi também frisado por Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos que o Grupo dos Embaixadores Árabes seguiu com muito interesse os esforços pessoais do Sr. Ministro para consolidar ainda mais os laços económicos com o mundo árabe. As suas numerosas visitas em 2012 e 2013 aos Países Árabes, são a confirmação da sua escolha estratégica em acompanhar o reforço e o alargamento das relações económicas promissoras com os países árabes.

Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos, afirmou que, Sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente Aníbal Cavaco Silva e conjuntamente com o seu honorável Ministério da Economia e do Emprego, a Liga dos Estados Árabes, assim como a União Geral das Câmaras de Comércio, de Indústria e de Agricultura dos Países Árabes, o Primeiro Fórum Económico Portugal-países Árabes será um passo decisivo na consolidação dos nossos laços de cooperação económica. Ao finalizar a sua intervenção, Sua Excelência a Embaixadora do Reino de Marrocos, afirmou que os países Árabes estão determinados em impulsionar ainda mais as suas relações com Portugal e a aproveitar todas as oportunidades de cooperação com Portugal, de forma a que a nossa parceria seja um modelo de crescimento partilhado, uma plataforma sólida de investimento, de produção e de exportação, aberta sobre o seu contexto regional e internacional.

Em nome do Grupo dos Embaixadores Árabes, reiterou os agradecimentos pelos esforços realizados em favor do desenvolvimento das relações económicas entre Portugal e os Países Árabes.

Destaque Novos Sócios | saiba mais