Prospecção de Mercados Árabes: Câmara Municipal de Águeda

Esta sessão insere-se na iniciativa da CCIAP em colaborar com as Câmaras Municipais e respectivas Associações Empresariais, de forma a divulgar e apresentar os 22 Países Árabes, bem como as possibilidades de investimento existentes nos mesmos.

A sessão, que se realizou da parte da tarde do dia 2 de Maio de 2013, contou com a recepção e abertura pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Dr. Gil Nadias, bem como com a participação de cerca de 15 empresas de Águeda, pertencentes a vários sectores de actividade: transportes, indústria de iluminação, mobiliário, consultoria, energia, jurídico, entre outros.

A sessão iniciou-se de seguida com a apresentação da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), efectuada pelo Director de Relações Internacionais da CCIAP, Eng. Paulo Perloiro, que fez uma descrição aos participantes dos objectivos, campos e formas de actuação, estrutura organizativa, benefícios em ser Associado da CCIAP e serviços prestados pela mesma.

De seguida foi feita uma exposição sobre os dados mais recentes das relações económicas entre Portugal e alguns Países Árabes, seguindo-se uma exposição detalhada sobre o mercado da Argélia, focando todas as áreas onde existem possibilidades de investimento e quantificando-as. Foram abordados temas relevantes de vários Países Árabes, tais como: Qatar, Arábia Saudita e Líbia, mostrando sempre que existem possibilidades reais de investimento nestes mercados.

Após esta exposição reservou-se um espaço para questões dos participantes, onde foram colocadas questões várias, tais como: aquando da realização de estudos de mercado, qual o papel da CCIAP em termos de supervisão dos mesmos; que consultoras colaboram com a CCIAP na execução deste estudos; qual o grau de desenvolvimento de alguns deste mercados em termos energéticos, produção de electricidade e parte de energias renováveis; foi manifestado por uma participante (título individual) que estuda Árabe, a vontade de poder ter uma relação mais estreita com a CCIAP; foi solicitado o feedback da CCIAP em relação à adaptabilidade de um catálogo de produtos para os mercados Árabes; solicitação de mais dados sobre o transporte de mercadorias para este mercados. Todas as questões foram respondidas pela CCIAP.

Não existindo mais questões a sessão foi finalizada, sendo referido a total disponibilidade da CCIAP para qualquer esclarecimento posterior aos participantes, bem como à Câmara Municipal de Águeda.


Destaque Novos Sócios | saiba mais