6ª Expo Conferência da Água

Nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2011, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) participou na 6ª Expo Conferência da Água organizada pelo Jornal Água & Ambiente, com a finalidade de debater temas relacionados com a situação do sector da água a nível nacional.

Durante os trabalhos do 1º dia foram discutidos temas como “A experiência de Portugal e modelos de financiamento no sector da água”, “Reflexão para a mudança de rumo, eficiência e sustentabilidade” e “Gestão patrimonial de infra-estruturas: Mudança de paradigma para assegurar a qualidade e a sustentabilidade do sector”.

Neste importante encontro marcaram presença o Secretário do Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, o Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa e o Chefe de Divisão Água e Protecção do Ambiente, do Banco Mundial de Desenvolvimento.

O 2º dia foi dedicado à identificação de oportunidades internacionais no sentido de responder aos desafios existentes no domínio da água e dos recursos hídricos. A sessão de abertura foi marcada pelo discurso do Presidente da Parceria Portuguesa para a Água, seguido de outras intervenções sobre temas como “A água, direito humano e fonte de cooperação”, “Desafios e oportunidades existentes nos países CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, bem como a identificação de novos desafios noutros mercados. Refira-se sobre este país que foi representado pela ONEP – Office Nacional de l´Eaux Potable, com a intervenção dos Senhores Mohamed Hacham, Director-Geral Adjunto e BAhaj Driss, Commercial and Marketing Deputy Manager.

No último dia, realizaram-se duas Conferências: “Encontro Internacional da Água e Recursos Hídricos”, e “Tendências para a Optimização dos Sistemas”, que contaram com a participação dos dirigentes do INAG, IP - Instituto da Água, da APRH – Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e do Director da Agência Nacional de Águas do Brasil. À margem destas Conferências foi organizado o Breakout Seminar WATER SMART GRIDS com o título: "Redes Inteligentes - O Caminho para a eficiência dos sistemas", durante o qual foram apresentadas as últimas tecnologias a serem implementadas em Portugal por empresas como a Bently e a Lógica no capítulo de melhoria de gestão patrimonial das infra-estruturas.

O encerramento dos trabalhos da 6ª Expo Conferência da Água foi palco de entrega de prémios de “Qualidade de serviço em águas e resíduos” referentes à 5ª Edição deste importante evento.

Com esta participação, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa procurou inteirar-se de alguns aspectos relevantes relacionados com a problemática da água e que serviram, entre outros elementos, para definir a estrutura base da Conferência que será levada a efeito em Outubro de 2012. Nesta serão debatidos os diversos aspectos relacionados com água na região, desafios e implicações para as gerações futuras, as soluções disponíveis e o aproveitamento das últimas tecnologias utilizadas através de uma estreita cooperação internacional, e usufruir da experiência na exploração, captação, armazenamento, distribuição e gestão … etc.

Destaque Novos Sócios | saiba mais