Sessões de Esclarecimento: Meeting Markets 2016

Dando continuidade à sua missão de apoiar a internacionalização das Empresas Portuguesas, criando mecanismos que as auxiliem no seu processo, reforçando assim as relações económicas e empresarias entre Portugal e os 22 Países da Liga dos Estados Árabes, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) levou a cabo em 2016, à semelhança do que aconteceu em 2015, o Ciclo de Conferências "Meeting Markets Países Árabes", em estreita colaboração com as Embaixadas Árabes acreditadas em Portugal e em cooperação com a Fundação AIP.


Dedicados aos Países Árabes, os Meeting Markets são sessões mensais que representam um elevado potencial de networking para as empresas participantes, uma vez que contam com a presença de entidades Árabes e Portuguesas de relevo e Oradores que apresentam os diferentes mercados, a sua economia, as oportunidades de negócio existentes e as condições legais de acesso a cada um deles. São também o momento em que empresas já presentes nestes países dão a conhecer as suas experiências de sucesso.


As relações comerciais entre Portugal e os Países Árabes têm evoluído significativamente nos últimos anos, com crescimentos sustentáveis, abrangendo diversos sectores de actividade económica, como a construção e obras públicas; o saneamento básico; a electrónica; as TIC; as energias; o agro-alimentar; os têxteis; o calçado; o papel; o farmacêutico; entre outros.


Com mais de 400 milhões de habitantes e potenciais consumidores, os Países Árabes detêm oportunidades ímpares para as Empresas Portuguesas, sendo que os seus Planos de Desenvolvimento Económico demonstram o seu rápido e forte crescimento.


OBJECTIVOS

  • Apresentar a CCIAP, as suas acções e os serviços que presta junto dos seus associados e do tecido empresarial Português em geral.
  • Evidenciar e esclarecer as empresas Portuguesas acerca da realidade dos mercados Árabes, das suas oportunidades e potencialidades.
  • Contribuir para o desenvolvimento das relações económicas e culturais entre Portugal e os 22 Países Árabes.

 

DESTINATÁRIOS

  • Estas acções destinam-se a todas as Empresas Portuguesas e Árabes que pretendam estabelecer relações económicas, comerciais e industriais com estes Países.

 

TEMAS A ABORDAR

  • Relações Económicas e Comerciais entre Portugal e os Países Árabes;

 

  • Planos de investimento quinquenais dos diferentes Países Árabes:

- Grandes projectos previstos em curso;
- Estratégias de investimento implementadas;
- Instrumentos de financiamento;


  • Perspectivas de desenvolvimento nestes Países:

- Enquadramento económico;
- Condições de acesso ao mercado;
- Competitividade;
- Oportunidades de negócio por sectores/mercado;


  • Debate: através do esclarecimento de questões.
Destaque Novos Sócios | saiba mais