Enquadramento

Num momento em que as relações comerciais entre Portugal e os Países Árabes se apresentam com crescimentos sustentáveis, na ordem dos cerca de 10% ao ano (bens e serviços), e tendo já no primeiro semestre do corrente ano mostrado sinais de incremento face ao ano anterior, os Países Árabes são o 2º parceiro económico de Portugal, como aliás o 2º parceiro da Europa. Nos últimos 10 anos estas quadruplicaram, o que demonstra um rápido crescimento.

A CCIAP apoia esta tendência positiva e tem assistido aos esforços consideráveis do Estado Português no desenvolvimento destas relações, e consideramos que ainda existe um longo caminho a percorrer, estando a CCIAP disponível para cooperar no alcance dos objectivos comuns. Nos últimos anos as relações económicas e comerciais entre ambos têm-se consolidado, sendo que se espera um fortalecimento das relações comerciais e económicas com Portugal.

Este aumento deveu-se quer a factores de natureza geográfica, pela proximidade de Portugal a alguns Países Árabes, quer pela estrutura Empresarial Portuguesa, onde o País mostra reais capacidades de resposta, quer pelo interesse mútuo de ambas as partes, também patenteado na constante abertura de novas rotas aéreas entre Portugal e este grupo de países.
Os Países Árabes, com mais de 400 milhões de habitantes, e potenciais consumidores, detêm oportunidades ímpares para as empresas Portuguesas, sendo que os seus ambiciosos Planos de Desenvolvimento Económico, demonstram o seu rápido e forte crescimento.

A importância que este grupo de Países oferece para a economia Portuguesa é determinante, sendo que o III Fórum Económico Portugal-Países Árabes, colocou Portugal uma vez mais, na rota comercial e do investimento destes países tendo como objectivo geral, elevar a competitividade Empresarial Portuguesa e Árabe.

Estes Fóruns, são já um marco nas relações empresariais Luso-Árabes. Ajudam a identificar as novas tendências, com vista à abertura de novas estratégias, e novas formas de apoiar estas relações no sentido de desenvolver a motivação e mecanismos para o investimento, com vista à criação de estruturas sustentáveis que facultem os incentivos necessários para aumentar a integração económica e a cooperação nas mais diversas áreas.

Temas

O primeiro dia do III Fórum Económico Portugal-Países Árabes foi reservado à conferência principal e a três painéis temáticos subordinados aos sectores e suas fileiras:

TEMA I: CONSTRUÇÃO & OBRAS PÚBLICAS.
TEMA II: AGRO-ALIMENTAR.
TEMA III: TURISMO e INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO.

Foram abordados temas relevantes e objectivos a médio e longo prazo, Estratégias de crescimento para o desenvolvimento empresarial, Vantagens das PME Portuguesas em se instalarem nos Países Árabes, abordando mecanismos para a sua concretização, e as oportunidades de Investimento em Portugal.

O segundo dia foi consagrado ao networking empresarial (sob a forma de reuniões B2B) entre Empresários e Instituições de ambos os lados.

Objectivos:


  1. Incentivo à cooperação das relações bilaterais entre o sector privado Português e as entidades Árabes experientes a nível internacional;
  2. Promoção do sector industrial Português e do sector Árabe privado;
  3. Aumento da competitividade das empresas Portuguesas no Mercado Árabe;
  4. Identificação de Oportunidades de Investimento nos sectores abordados;
  5. Elucidar os presentes das oportunidades de Negócio nos 22 Países da Liga dos Estados Árabes, e em Portugal;
  6. Ajudar as PME de ambos os lados na identificação das áreas de cooperação a médio e longo prazo;
  7. Fornecer uma plataforma de networking, com a vinda de várias comunidades empresariais e Decisores Árabes;
  8. Plataforma de diálogo individual entre as várias delegações de Homens de Negócio e Empresários Árabes, e empresas Portuguesas, com a realização de encontros B2B entre Empresas Portuguesas e Empresas Árabes.

A qualidade dos oradores e o potencial das empresas portuguesas e árabes concentrados no III Fórum Económico Portugal-Países Árabes, fazem deste encontro, simultaneamente o ponto de partida e de chegada para os negócios neste âmbito geográfico.

Participantes:

O III Fórum Económico Portugal-Países Árabes esteve aberto a todas as empresas, particulares e instituições que pretendiam aprofundar o contacto com as empresas e autoridades dos diversos países com vista à promoção de negócios. Destacamos:

  • Federações e Câmaras de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços dos Países Árabes;
  • Autoridades de Investimento Árabes;
  • Organizações e Associações Empresariais e Sectoriais Portuguesas e Árabes;
  • Bancos e Instituições Financeiras;
  • Empresários que pretendam alargar o seu networking nos Países Árabes, e em Portugal;
  • Pessoas individuais ou colectivas que pretendam obter um maior conhecimento da realidade Económica, Comercial, Social tanto dos 22 Países da Liga dos Estados Árabes como de Portugal;
  • PME's que desejem estabelecer parcerias a médio e longo prazo com os seus homólogos;
  • Empresários que procurem alargar a sua mostra de produtos e serviços nos 22 Países da Liga dos Estados Árabes e em Portugal, e que procurem oportunidades para expansão de negócios;
  • Entidades Municipais.
Destaque Novos Sócios | saiba mais