Missão Empresarial à Argélia

No âmbito do Plano de Actividades para o ano de 2011, foi realizada uma Missão Empresarial à República da Argélia, entre os dias 12 e 17 de Março de 2011. Esta iniciativa contou com a participação de algumas Empresas de destaque do tecido empresarial Português, nomeadamente:

Portugal Telecom
D. Medeiros
Grupo Lena
Cabelte
Efacec
Eusébios & Filhos, S.A.
Galucho

O planeamento do desenvolvimento desta Missão Empresarial compreendeu a visita a duas cidades Argelinas, incluindo encontros bilaterais com empresas locais, bem como o contacto com as entidades Governamentais oficiais em matéria de investimento estrangeiro e Câmaras de Comércio e Indústria locais. Esta missão teve como principal objectivo desenvolver uma prospecção de mercado e de potenciais oportunidades e parcerias de investimento e exportação para as Empresas Portuguesas.

Neste sentido, realizaram-se entre os dias 13 e 14 de Março, visitas à “Agence Nationale d’Investissement d’Algerie” e à Câmara de Comércio de Alger (CACI), às quais se seguiram encontros bilaterais com empresas da região de Argel.

Os restantes dias da Missão Empresarial foram dedicados à prospecção do mercado em Oran, tendo-se ali realizado uma visita à Câmara de Comércio de Oran, seguida de encontros bilaterais com empresas daquela região.

Após a conclusão dos trabalhos desta missão, a Delegação de Empresários Portugueses regressou a Portugal no dia 17 de Março, juntamente com o Delegado da CCIAP, que prestou um acompanhamento permanente aos empresários durante esta missão.

O balanço desta iniciativa é positivo, como testemunharam as empresas participantes, contribuindo de forma efectiva para identificar novos parceiros no mercado Argelino e explorar eixos de complementação com as empresas Argelinas e também com as empresas Portuguesas ainda sem presença neste mercado.

Também o impacto desta missão no tecido empresarial Argelino, mereceu um papel de destaque na comunicação social Argelina nacional e local. Este facto demonstra a importância do desenvolvimento deste tipo de iniciativas, bem como a divulgação das Empresas Portuguesas e os beneficos que daí possam advir.

Destaque Novos Sócios | saiba mais