No decorrer do seu Plano de Actividades para o ano de 2013, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) teve a honra e o privilégio de realizar, Sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, o 1º Fórum Económico Portugal-Países Árabes, entre os dias 20 e 21 de Junho de 2013, em Lisboa.

Em estreita colaboração com a Liga dos Estados Árabes, a União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, e o Ministério da Economia Português, a CCIAP realizou o 1º Fórum Económico Portugal-Países Árabes, que contou com a ilustre participação e contributo de Sua Excelência o Ministro da Economia e do Emprego de Portugal, Dr. Álvaro Santos Pereira, de Sua Excelência o Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, encarregado dos Assuntos Económicos e Sociais da República da Tunísia, Exmo. Senhor Dr. Ridha Saidi, bem como Sua Excelência o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. Paulo Portas, constituindo-se indubitavelmente com o culminar de 35 anos de trabalho árduo, de entrega e altruísmo da CCIAP à honrosa missão de estabelecer e aprofundar a cooperação entre as instituições, as empresas e a sociedade civil de Portugal e dos 22 Países da Liga dos Árabes, visando estabelecer uma plataforma duradoura de diálogo e complementaridade.

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa contou ainda com o valioso contributo de Sua Excelência o Subsecretário do Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Dr. Abdullah Ahmed Al Saleh, de Suas Excelências os Secretários de Estado de Portugal das Obras Públicas e Transportes, Dr. Sérgio Monteiro, da Energia, Dr. Artur Trindade e do Turismo, Dr. Adolfo Mesquita, de mais de trezentas empresas Portuguesas e de uma presença apreciável de empresas Árabes, Agências de Promoção do Investimento, Federações e Câmaras de Comércio e Indústria dos Países Árabes, bem como das Entidades Diplomáticas Árabes acreditadas em Portugal.

Esta plataforma de diálogo e complementaridade promoveu, durante dois dias, a discussão e o aprofundamento de temáticas tão pertinentes como: a cooperação entre Portugal e o Mundo Árabe, a cooperação no Sector das Infra-estruturas, a cooperação no sector das energias, energias renováveis e eficiência energética, assim como a cooperação no sector do Turismo, contribuindo desta forma para o reforço da cooperação económica e tecnológica entre Portugal e os Países Árabes em áreas económicas estratégicas. Para além de promover o debate, este 1º Fórum Económico serviu ainda para proporcionar oportunidades efectivas de cooperação entre as empresas Portuguesas e Árabes, e que foram certamente geradoras de contrapartidas mútuas.

Os resultados alcançados nesta Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa para os empresários Portugueses e Árabes são muito encorajadores, e revelam claramente o reconhecimento das Instituições e das empresas Portuguesas e Árabes pelo contributo enriquecedor que a CCIAP prestou nos últimos 35 anos de existência, e que invariavelmente continuará a desenvolver.
É o desejo profundo da CCIAP, que esta plataforma de diálogo continue a envidar os esforços necessários para promover o intercâmbio e a reciprocidade entre o sector empresarial e a sociedade civil, bem como promover o debate em torno de temáticas de extrema importância para o desenvolvimento económico e social de Portugal e dos Países Árabes.

Os principais objectivos visados com a realização deste evento foram:
  • Incentivo à cooperação das relações bilaterais entre o sector privado Português e as entidades Árabes experientes a nível Internacional;
  • Promoção do sector industrial Português, bem como promoção do sector Árabe privado;
  • Aumento da competitividade das empresas Portuguesas no Mercado Árabe;
  • Identificação de Oportunidades de Investimento nos sectores a serem abordados;
  • Encontros bilaterais entre Empresas Portuguesas e Empresas Árabes.

O primeiro dia foi reservado às várias intervenções dos Oradores, sendo que o segundo dia foi destinado às reuniões B2B entre empresas Árabes e Portuguesas.

Estamos certos que a realização deste Primeiro Fórum Económico Portugal-Países Árabes, primeira manifestação deste género no País, se efectivou numa plataforma económica imprescindível para a cooperação Luso-Árabe.
Destaque Novos Sócios | saiba mais