Missão Económica à Argélia e à Mauritânia

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) e na senda dos seus objectivos, levou a efeito, dos dias 17 a 22 de Setembro de 2016, uma Missão Económica à Argélia e à Mauritânia, nomeadamente às cidades de Argel e de Nouakchott.

Organizada em estreita colaboração com a Câmara Argelina de Comércio e Indústria (CACI) e com a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura da Mauritânia (CCIAM), esta Missão permitiu às Empresas Portuguesas um acesso privilegiado a reuniões bilaterais com as principais Instituições e Empresas nos respectivos sectores de actividade.

A Delegação Portuguesa foi chefiada por Sua Excelência Dra. Aida Bouabdellah, a Secretária-Geral & CEO da CCIAP, e integraram a comitiva empresarial 10 Empresas Portuguesas dos mais variados sectores de actividade, nomeadamente: saúde; mobiliário hospitalar; electrodomésticos; produtos agrícolas; construção e engenharia e materiais de construção.

No dia 18 de Setembro, deram-se início às reuniões B2B entre os Empresários locais e as Empresas da Comitiva da CCIAP. Da parte da tarde, a Delegação Portuguesa foi recebida em audiência, no Ministério das Finanças, por Sua Excelência o Chefe de Gabinete do Ministro das Finanças, e por Sua Excelência o Director-Geral da Direcção-Geral das Relações Económicas e Financeiras Exteriores, onde foram debatidos assuntos diversos. Deram-se continuidade às reuniões B2B da parte da tarde.

No dia 19 de Setembro, a Delegação Portuguesa foi recebida na sede da Câmara Argelina de Comércio e Indústria (CACI), onde após uma Sessão de boas vindas as Empresas de ambos os lados tiveram a oportunidade de se reunirem. Ao início da tarde, parte da Delegação viajou para a Nouakchott, Mauritânia. As Empresas Portuguesas que permaneceram na Argélia, deram continuar aos trabalhos da Missão, antes do seu regresso a Lisboa.

No dia 20 de Setembro, a Delegação Portuguesa, chefiada por Sua Excelência o Senhor Eng. Ângelo Correia, Presidente do Conselho de Administração da CCIAP, foi recebida na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura da Mauritânia (CCIAM), por Sua Excelência o Presidente, e pelos Membros do Conselho Executivo, onde as Empresas Portuguesas tiveram a oportunidade de se apresentarem, dando assim início às reuniões bilaterais na sede da CCIAM. Pela tarde, a Delegação da CCIAP foi recebida no Ministério do Comércio, Indústria e Turismo da Mauritânia, por Sua Excelência a Ministra, e onde foi feita uma apresentação sobre as oportunidades do Plano Quinquenal para o Desenvolvimento dos Sectores do Comércio, Industria e Turismo (2016-2020), tendo apresentado alguns objectivos do seu Governo e solicitado o apoio das Empresas Portuguesas nos projectos de desenvolvimento. As reuniões B2B continuaram a decorrer da parte da tarde.

O dia 21 de Setembro foi reservado a reuniões B2B, bem como visitas Institucionais e Empresariais. A Delegação efectuou uma visita ao Chinguitty Bank, o primeiro banco a se instalar na Mauritânia. Os Membros da Comitiva da CCIAP efectuaram uma visita ao Ministério da Agricultura, reunindo-se com Director da Protecção do Ambiente, com o objectivo de obter informações de como iniciarem a sua internacionalização no País, bem como alguns dos requisitos necessários.
Posteriormente, um representante da Direcção-Geral da Promoção do Sector Privado do Ministério dos Assuntos Económicos e Desenvolvimento, fez uma breve apresentação na sede da CCIAM, apresentando as Zonas Francas existentes no País bem como as condições e benefícios para as Empresas Portuguesas.

Após o almoço, a Delegação Portuguesa acompanhada por Sua Excelência o Presidente da CCIAM, efectuou visitas ao Ministério das Pescas e da Economia Marítima, à Direcção de Protecção, Investimento e Promoção do Emprego do Ministério da Economia, entre outras visitas Institucionais.

GALERIA

Destaque Novos Sócios | saiba mais