DATA: 3 & 4 Outubro 2016   
LOCAL: Sheraton Lisboa Hotel & SPA
CONFERÊNCIA: Dia 3 (segunda-feira) 9h30 às 19h00
REUNIÕES B2B: Dia 4 (terça-feira) 9h30 às 18h00

O apoio à internacionalização das Empresas e o incremento das relações económicas bilaterais entre Portugal e os Países da Liga dos Estados Árabes foram o suporte para a realização do IV Fórum Económico Portugal-Países Árabes.

Em estreita cooperação com a Liga dos Estados Árabes, com a União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes e com as Embaixadas Árabes acreditadas em Portugal, este Evento realizou-se nos dias 3 e 4 de Outubro de 2016, Sob o Alto Patrocínio e Presença de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, tendo já alcançado o seu lugar no universo empresarial Luso-Árabe, tornando-se a plataforma de networking empresarial Árabe-Portuguesa.

Fizeram a abertura dos trabalhos deste importante Evento Económico-Empresarial:

Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e

Sua Excelência o Senador Nael Raja Al-Kabariti, Presidente da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes.

Marcaram ainda presença no palco do Fórum membros do Governo Português: na II Sessão, Sua Excelência o Ministro da Economia Português, Professor Doutor Manuel Caldeira Cabral, a Sessão de encerramento esteve a cargo de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Doutor Augusto Santos Silva.

Uma vez mais, estiveram presentes no IV Fórum Económico Portugal-Países Árabes, Altos decisores dos Países Árabes, Portugal e Europa; Instituições Árabes de relevo, bem como Portuguesas e Europeias. Na verdade, a participação das delegações de empresários Árabes e empresários Portugueses têm aumentado em cada edição.

Os temas abordados nas edições anteriores, pelo seu timing e perspectiva estratégica, contribuíram para o incremento do diálogo entre ambas as partes. O IV Fórum Económico Portugal-Países Árabes apoiou, uma vez mais,  esta tendência positiva criando mecanismos que visam simplificar a abordagem das empresas Árabes e Portuguesas em ambos os sentidos.

O primeiro dia do IV Fórum Económico Portugal-Países Árabes (dia 3 de Outubro 2016) esteve reservado à Conferência, abordando temáticas relevantes, tais como: Estratégias de crescimento para o desenvolvimento empresarial; Vantagens das PME’s Portuguesas em se instalarem nos Países Árabes, abordando mecanismos para a sua concretização; e as Oportunidades de Investimento em Portugal e nos Países Árabes, com vista a um ainda maior reforço das relações bilaterais.

O segundo dia do Fórum (dia 4 de Outubro 2016) esteve reservado ao networking empresarial, sob a  forma de reuniões bilaterais entre Empresas e Instituições Árabes e Portuguesas, organizadas e agendadas pela CCIAP.

TEMAS E SECTORES DO IV FÓRUM ECONÓMICO PORTUGAL-PAÍSES ÁRABES

I SESSÃO:
COOPERAÇÃO ÁRABE-PORTUGUESA: SECTOR DA SAÚDE E SEUS SUBSECTORES
II SESSÃO: COOPERAÇÃO ÁRABE-PORTUGUESA: DESENVOLVIMENTO, INTERNACIONALIZAÇÃO E INVESTIMENTO
III SESSÃO: COOPERAÇÃO ÁRABE-PORTUGUESA: SECTOR DA CONSTRUÇÃO E INFRA-ESTRUTURAS E SEUS SUBSECTORES

OBJECTIVOS DO IV FÓRUM ECONÓMICO PORTUGAL-PAÍSES ÁRABES

  • Abordar temas estratégicos que auxiliam o diálogo entre os vários intervenientes presentes no IV Fórum Económico Portugal–Países Árabes;
  • Incentivar a cooperação das relações bilaterais entre o sector privado Português e as entidades Árabes experientes a nível internacional;
  • Promover o sector industrial, Português e Árabe;
  • Promover o sector privado, Árabe e Português;
  • Potenciar a competitividade das Empresas Portuguesas no Mercado Árabe;
  • Identificar oportunidades de investimento em sectores específicos;
  • Elucidar os presentes das oportunidades de negócio nos 22 Países da Liga dos Estados Árabes, e em Portugal;
  • Apoiar as Empresas de ambos os lados na identificação de áreas de cooperação a médio e longo prazo;
  • Promover o Networking Empresarial e Institucional;
  • Servir de plataforma de diálogo individual entre as várias delegações de Homens de Negócio, Empresários Árabes e Empresas Portuguesas, com a realização de encontros B2B;
  • Demonstrar as reais capacidades de Portugal nos temas a abordar, colocando o País na rota comercial dos Países Árabes;
  • Servir de plataforma para o desenvolvimento de Investimentos recíprocos.

PARTICIPANTES:

O IV Fórum Económico Portugal-Países Árabes esteve aberto a todas as Empresas, de todos os sectores de actividade económica, Instituições e Particulares, que pretendessem aprofundar o contacto com Empresas, Autoridades e Entidades dos diversos Países Árabes e Portugal.

DESTACAMOS:

  • Federações e Câmaras de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços dos Países Árabes;
  • Autoridades para o Desenvolvimento e Investimento, Árabes e Portuguesas;
  • Organizações e Associações Empresariais e Sectoriais Portuguesas e Árabes;
  • Bancos e Instituições Financeiras;
  • Entidades Municipais;
  • Empresas e Empresários Portugueses e Árabes, Grandes Empresas e PME’s:
Que pretendam a promoção e expansão de negócios;
Que pretendam obter um maior conhecimento da realidade Económica, Comercial, Industrial, Empresarial e Cultural, tanto nos 22 Países da Liga dos Estados Árabes como em Portugal;
Que desejem estabelecer parcerias a médio e longo prazo com os homólogos de ambas as realidades;
Que procurem alargar a sua mostra de produtos e serviços nos 22 Países da Liga dos Estados Árabes e em Portugal.
Foi um enorme prazer contar com a Vossa estimada presença no IV Fórum Económico Portugal-Países Árabes.

Destaque Novos Sócios | saiba mais