Missão Económica ao Sultanato de Omã

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) levou a efeito uma Missão Económica ao Sultanato de Omã, entre os dias 24 e 28 de Setembro de 2016, nomeadamente às Cidades de Muscat e Sohar.

Esta iniciativa, organizada em estreita colaboração com a Embaixada do Sultanato de Omã em Paris e com a Câmara de Comércio e Indústria de Omã, permitiu às empresas participantes um acesso privilegiado a reuniões bilaterais com as principais Instituições e Empresas nos respectivos sectores de actividade.

Teve como  principal objectivo de auxiliar as Empresas Portuguesas na sua internacionalização para o Sultanato de Omã, bem como no encontro de parcerias a médio e longo prazo, proporcionando às empresas de ambos os lados o encontro de parcerias proveitosas nas mais diversas áreas económicas.

Integraram a Delegação Empresarial várias Empresas Portuguesas, dos mais variados sectores de actividade, nomeadamente: farmacêutico; tecnologias de informação e comunicação (TIC’s); produtos agro-alimentares; cosméticos; têxtil e tratamento de águas.

No dia 25 de Setembro, a Delegação da CCIAP foi recebida na Câmara de Comércio e Indústria de Omã, onde ficou a conhecer melhor, através de uma Sessão de Esclarecimento por parte dos Membros da estimada Câmara, a economia do País, o seu potencial, várias especificidades a considerar, bem como os benefícios que o actual enquadramento legal oferece aos investidores e parceiros internacionais. De seguida, as Empresas Portuguesas tiveram a oportunidade de se apresentarem, dando-se de seguida início às Reuniões B2B com os seus homólogos locais.

Após uma manhã de trabalho, a Câmara de Comércio e Indústria de Omã ofereceu um almoço em honra da Delegação da CCIAP.

Da parte da tarde deram-se continuidade às reuniões B2B e após finalizadas, a Delegação Portuguesa teve o prazer de participar num pequeno tour por Muscat e zona circundante, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Omã.

No dia 26 de Setembro a Comitiva Portuguesa dirigiu-se à Cidade de Sohar, onde foi recebida pela Delegação da Câmara de Comércio e Indústria de Omã nessa cidade, tendo decorrido reuniões bilaterais com empresas locais. De seguida, a Delegação Empresarial visitou o Porto e Zona Franca de Sohar, dos mais importantes na região pela sua localização geográfica estratégica enquanto intersecção dos continentes Europeu, Africano e Asiático, estando situada a cerca de 100 km dos Emirados Árabes Unidos, seguindo-se um almoço amavelmente oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria de Omã sucursal de Sohar.

O dia 27 de Setembro esteve reservado a reuniões bilaterais, sendo que os trabalhos da Missão terminaram pelas 17:30 horas, tendo a Delegação regressado a Lisboa.


Destaque Novos Sócios | saiba mais