THE 2ND UAE - PORTUGAL BUSINESS FORUM

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) levou a cabo, em estreita colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah (SCCI), o the 2nd UAE-Portugal Business Forum, no dia 8 de Outubro de 2018, em estreita colaboração com a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos.

 

O Evento, que teve lugar no Hotel Tivoli Avenida da Liberdade em Lisboa, contou com a presença de uma alta Delegação dos Emirados Árabes Unidos, a qual integraram Sua Excelência Moosa Abdulwahid Abdulghaffar Alkhaja, Embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Portugal, Sua Excelência Abdalla Sultan Al Owais, Presidente da SCCI, Sua Excelência Mohamed Rashid Demas, Membro do Conselho de Administração da SCCI e representante do Emirados Árabes Unidos no Conselho de Administração da CCIAP, Sua Excelência Mohamed Ahmed Amin, Director Geral da SCCI, Dra. Fatema Al-Muqarrab, Responsável de Cooperação Internacional na SCCI, Sua Excelência Dr. Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Saif Al Midfa Presidente do Sharjah Expo Centre, Dr. Sultan Shattaf, Director de Marketing e Business Development do Sharjah Expo Centre, Dr. Ahmed Saif Al Suwaidi, Responsável de Investimento Comercial do Departamento de Desenvolvimento Económico de Sharjah (SEDD), Dr. Abdel Aziz Hamid Al Abdouli, Coordenador de Assuntos Industriais do SEDD, e a Dra. Lurdes eusebio CEO da tfib.

 

Neste Fórum participaram ainda Sua Excelência Dra. Aida Bouabdellah, Secretária-Geral & CEO da CCIAP, Sua Excelência Eng. Ângelo Correia, Presidente do Conselho de Administração da CCIAP, sendo que esta iniciativa contou também com a presença de cerca de uma centena de Empresas Portuguesas.

 

Após as intervenções dos ilustres oradores, a Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah e a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa procederam à assinatura de um memorando de entendimento. Este memorando tem por o fortalecimento das relações comerciais e da cooperação recíproca entre ambas as instituições. As partes comprometem-se, neste contexto, a encorajar, promover e facilitar a cooperação económica entre as respectivas comunidades empresariais, velando pelos interesses de ambos e atendendo às leis em vigor nos dois países. Paralelamente, ambas as câmaras deverão auxiliar as exportações e encorajar a discussão económica, promovendo ainda o desenvolvimento e expansão de uma rede de negócios que viabilize e facilite a circulação de oportunidades de negócios e a partilha de informação entre os Emirados Árabes Unidos e Portugal.


Posteriormente foi ainda assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah e a AICEP.

 

Após um período de coffee break, visando promover a interacção entre os presentes, foi consagrado um período ao networking, o qual foi seguido da realização de encontros b2b entre várias instituições e empresas presentes organizados pela CCIAP. O the 2nd UAE-Portugal Business Forum culminou, por fim, num almoço de networking, amavelmente oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah.


À imagem da edição anterior, o the 2nd UAE-Portugal Business Forum revelou-se um sucesso, tendo atraído cerca de uma centena de empresas portuguesas, reflectindo assim o interesse destas nos Emirados Árabes Unidos como destino preferencial no contexto da sua internacionalização.

 

Os trabalhos deram continuidade no dia 9 de outubro, onde a delegação da Câmara de Comércio da Sharjah teve a oportunidade de efectuar várias visitas, nomeadamente à Assembleia da República Portuguesa e a 2 das maiores empresas portuguesas anteriormente agendadas pela CCIAP, tendo a delegação sido acompanhada por Sua Excelência o Presidente do concelho da administração da CCIAP Eng. Ângelo Correia, e por Sua Excelência a Secretária-Geral & CEO da CCIAP Sua Excelência Dra. Aida Bouabdellah.

 

GALERIA

Destaque Novos Sócios | saiba mais