Portugal no top-3 da banda larga móvel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Portugal é o terceiro Estado-membro da União Europeia com uma maior taxa de penetração da banda larga móvel, de quase 11%, revela um relatório divulgado ontem em Bruxelas pela Comissão Europeia.


De acordo com os dados do executivo comunitário referentes a Julho de 2009, em média, um em cada quatro europeus (24%) dispõe de uma linha de acesso de banda larga, sendo o valor ligeiramente inferior em Portugal (17,6%).

Contudo, Portugal registou em 2009 um crescimento de 11,7%, sendo, a par do Luxemburgo, um dos dois países com um crescimento superior àquele verificado em 2008, sublinhando Bruxelas que tal acontece num cenário de abrandamento económico.

A Comissão Europeia realça o facto de o relatório mostrar também que a banda larga móvel está a ganhar força na Europa, tendo crescido 54% desde Janeiro, atingindo actualmente uma taxa de penetração de 4,2% dos cidadãos, apresentando, neste caso, Portugal uma taxa de implantação muito superior à média europeia, de 10,8%.

De acordo com o documento, o acesso em banda larga com base nas tecnologias de comunicações móveis, que permite, sobretudo, o acesso de computadores portáteis à Internet, "está a ganhar força, em especial na Áustria (13,8%), na Suécia (12,6%), em Portugal (10,8%) e na Irlanda (8,3%)".

Em termos gerais, a Comissão Europeia sublinha o facto de, "contra todas as expectativas", a Internet de banda larga continuar a crescer na UE, já que um ano antes, em Julho de 2008, a taxa de penetração se situava nos 21,6%.

"Apesar do abrandamento económico, a Europa continua a ter um mercado da banda larga muito dinâmico. O aumento da concorrência faz melhorar os serviços e os consumidores vêem hoje o acesso em banda larga à Internet como um elemento essencial da sua vida", comentou ontem em Bruxelas a comissária europeia responsável pelas Telecomunicações, Viviane Reding.

 


Oje